5 tendências para bolo de casamento simples

on

Na contramão dos casamentos suntuosos e gigantes, que exigem no mínimo um ano de preparação e muito dinheiro no bolso, a moda dos mini weddings chegou de mansinho e já se estabeleceu como tendência que veio para ficar. Número reduzido de convidados, decoração mais enxuta e bolo de casamento simples são alguns dos itens que compõem esse estilo de casamento, que vem crescendo em uma época de crise financeira e valorização das coisas mais simples.

Seguindo essa linha, o bolo de casamento simples é obrigatório, pois se tem uma coisa que não combina com o casamento mais simples são aqueles bolos cheios de detalhes e glamour. Nem tudo que é simples é sem graça, e nós vamos mostrar que o básico pode até ser mais elegante que o sofisticado.

Bolo de casamento simples, branco, redondo e alto. A decoração é de flores naturais brancas e macarrons rosé.

5 tendências em bolo de casamento simples

Foi-se o tempo em que os bolos de casamento mais bonitos eram aqueles de vários andares, com muita pasta americana, glacê e detalhes. Os bolos mais simples para casamento ganharam espaço na mesa de doces e encantam tanto os noivos quanto os convidados. Veja quais são as principais tendências para 2017:

  • Bolo camada única: nada de acabamentos sofisticados e decorações mil. Como o próprio nome já diz, esse bolo leva apenas uma camada de finalização, geralmente branca, e pode ou não decorado com frutas secas ou vermelhas, flores ou plaquinhas com os nomes dos noivos. Mais simples, impossível;
  • Bolos metalizados ou folheados em ouro: aqui o acabamento também é simples, porém o tom metalizado é responsável por conferir a sofisticação e glamour do bolo. Combina com festas mais elegantes e tradicionais, mas ainda assim simples. O folheado em ouro pode aparecer apenas em algumas partes, como no topo do bolo ou “respingado”;
  • Bolo lousa: perfeito para casamentos informais e noivos modernos, esse tipo de bolo leva uma camada de pasta americana com corante escuro com textos e desenhos que representem a cerimônia. Pode ser o nome dos noivos, a data do enlace ou simples corações e arabescos;
  • Bolo marmorizado: casamentos no estilo boho chic podem apostar no bolo simples marmorizado. Basta trabalhar com, no máximo, três tons (branco e cinza, por exemplo) e mesclar as cores com cuidado para não ficar exagerado. Não precisa nem de detalhes adicionais;
  • Naked cake ou dirty iced cake: o naked cake é o bolo de casamento simples que todo mundo conhece, mas agora ele ganha um “irmão”, cuja ideia é não ser totalmente pelado, e sim ter uma cobertura inacabada e delicada. Frutas secas, frutas vermelhas, flores e amêndoas podem ser usadas para decorar esse bolo, que vai melhor em festas mais rústicas – na fazenda, chácara ou praia, por exemplo.

Bolo de casamento  simples do tipo tiramissu, com frutas silvestres no topo e bolachas champanhe em toda a volta.

Como escolher o bolo de casamento

O bolo de casamento simples deve seguir o tipo de decoração, a paleta de cores e o estilo do casal e do evento. Uma festa tradicional, por exemplo, não recebe bem um bolo lousa ou com cobertura inacabada; nesse caso, o bolo camada única ou o metalizado são melhores escolhas.

As cores são importantes também. Procure seguir aquelas que foram usadas na decoração ou aposte no que é certo – branco! Os bolos coloridos são usados em alguns tipos de festa, mas é preciso muito bom senso para não ficar exagerado ou feio. Tons pastéis são sempre as melhores escolhas.

Encontre fornecedores de bolo de casamento simples clicando aqui!

Uma dúvida comum entre os noivos é o formato do bolo simples de casamento. Redondo ou quadrado? Vai depender do número de convidados e do quanto você pode pagar. Sem dúvidas, o bolo redondo fica mais bonito na decoração da mesa e até nas fotos, mas na hora de cortar ele rende menos que o quadrado.

Uma solução é usar um bolo redondo falso na mesa de doces e mandar fazer um bolo quadrado de verdade, que vai render mais e ser mais simples – consequentemente, mais barato.

O bolo simples não precisa ser básico e pode ter alguns detalhes, desde que não exagerados. Na medida certa, terços, flores, rosas, alianças, corações, iniciais do casal, data do enlace, pássaros, arabescos e matelassê de pasta americana, glacê e até chantilly deixam o bolo discreto e bonito.

Se preferir detalhes “de verdade” e não comestíveis, eis algumas sugestões:

  • Pérolas (comestíveis ou não)
  • Rendas
  • Flores secas ou reais (que façam parte da decoração da festa)
  • Laços
  • Frutas secas e/ou verdadeiras
  • Raminhos
  • Plaquinhas decorativas
  • Nozes e amêndoas (certifique-se que os convidados não têm alergia)

Um mini wedding pode ser pensado para 60 convidados. Pensando nesse número, calculamos no Festômetro, ferramenta gratuita do Mercado da Gula, a quantidade de bolo de casamento simples para comprar para uma festa de cinco horas. No caso, 13 quilos de bolo seriam suficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *