Bolo de festa no trabalho – Dicas infalíveis

on

Seja você um fã das comemorações no trabalho ou não, é certo que elas existem e uma hora ou outra você vai se deparar com o dilema de como escolher o bolo de festa. A pressão parece maior, afinal, você precisa agradar o chefe os colegas de trabalho, que nem sempre são tão próximos, além de tentar evitar gastos extraordinários.

A empresa também não é o ambiente mais favorável para uma festa, o que torna o clima ainda mais desconcertante. Preparar uma comemoração e escolher o bolo de festa exigem alguns cuidados a mais do que aqueles aplicados a uma simples festa de aniversário. Nós te damos as dicas para evitar mal-estar e agradar o máximo possível de pessoas.

Como escolher o bolo de festa?

O ideal, para esse tipo de comemoração, é escolher um tipo de bolo que seja de preferência geral. Recheio de doce de leite, leite condensado, creme e chocolate costumam agradar a todos, enquanto abacaxi, pêssego e nozes podem fazer com que uma parcela dos colegas torça o nariz.Bolo de festa de chocolate, redondo e simples.

Uma boa opção é pensar em três opções de sabor e pedir para que os colegas opinem qual preferem. Leve em conta também o preço: se você vai arcar com o valor total, selecione opções que caibam no seu bolso. Já se a ideia for uma vaquinha, façam orçamento com confeitarias e escolham as opções que se encaixam naquele valor.

Tome cuidado com bolos de festa muito molhados, cheios de chantilly ou que ofereçam um pouco de dificuldade para comer. Nas festinhas do trabalho o pessoal costuma comer em pé mesmo e as vezes nem tem pratinho, sendo o bolo servido em guardanapos. Um bolo de festa encharcado com certeza vai fazer sujeira – no chão, na mesa, nas mãos e na roupa das pessoas.

Por último, leve em conta as restrições alimentares do pessoal da empresa. É claro que você não vai deixar de comprar um bolo de brigadeiro porque um colega está de dieta, mas pode ser interessante considerar alergias – se todos sabem que o seu gerente é alérgico a nozes, por que não evitar um bolo de nozes?

Falando em nozes, evite-as, assim como amendoim, castanhas e amêndoas, pois muitas pessoas são alérgicas, e se souber que alguém é intolerante a lactose prefira um bolo sem – ou pelo menos cujo recheio não leve leite. Se muitos dos colegas forem veganos também vale pensar numa opção sem ingredientes de origem animal, para que todos sejam inclusos na festa e o momento seja agradável para a equipe.

Quer comprar bolo de festa para o trabalho? Encontre fornecedores próximos à empresa!

Quanto comprar de bolo de festa?

Tendo como base uma festinha no trabalho com 20 pessoas, cuja duração máxima será de duas horas, o ideal é comprar dois quilos de bolo.

Essa é a estimativa do Festômetro, ferramenta do Mercado da Gula que informa a quantidade certa de doces, salgados e bebidas para cada tipo de evento. Segundo o Festômetro, além dos dois quilos de bolo, seria ideal para essa comemoração:

  • 140 doces
  • 240 salgados
  • 14 litros de refrigerante

Para não pesar no orçamento, o ideal é dividir as porções para que cada um leve um pouco ao invés de só uma pessoa arcar com os custos. Afinal, se todos vão consumir, nada mais justo que todos ajudarem.

Colegas de trabalho comemorando um aniversário. Todos vestem roupas sociais e chapéus de aniversário.

Dicas para a festa no trabalho: manual de conduta

A comemoração no trabalho, seja um aniversário, promoção, despedida ou até uma festa de fim de ano, exige alguns cuidados. Não é porque o momento é de descontração que é permitido falar alto, se embebedar ou dançar de forma inadequada. Deixe isso para situações fora do ambiente corporativo!

Veja algumas dicas para que a festa no trabalho ocorra sem maiores problemas:

  • A festa pode até ser na empresa, mas o momento é de descontração. Nada de falar sobre números, orçamentos, situação do mercado, demissões e outros assuntos desagradáveis. Guarde isso para o horário de trabalho;
  • Ao mesmo tempo, tome cuidado com fofocas, críticas e demais comentários desagradáveis, que podem passar uma imagem ruim e gerar desconforto no dia seguinte;
  • Se a comemoração for um aniversário, cante Parabéns e encerre por aí. Nada de “com quem será” ou demais brincadeiras que podem constranger o aniversariante;
  • Evite pedir ou fazer discursos, mas se for inevitável, seja breve e agradeça a participação de todos. Emoção demais não cabe nas festas dentro da empresa;
  • Se quiser presentear o aniversariante, faça isso discretamente e em outro momento, caso contrário pode-se causar constrangimento de quem não levou presente ou, até mesmo, gerar fofoca quanto à sua relação com o/a aniversariante;
  • Quando for cortar o bolo de festa distribua os pedaços igualmente e evite o momento do “primeiro pedaço”, que pode também dar a impressão de que você está favorecendo alguém e criar um clima ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *