Docinhos para festas – Como agradar a todos?

on

Existe um dito popular que diz que é impossível agradar a todos. Por mais que você pense com carinho em cada detalhe do seu evento, desde o espaço até os docinhos para festas, sempre haverá um (ou mais de um) convidado que sairá insatisfeito com algo. Pensa-se, portanto, que o importante é agradar quem está oferecendo (e, portanto, pagando) a festa.

Você provavelmente não vai conseguir agradar a todos os convidados na hora de escolher os docinhos para festas, e essa nem deve ser a meta, afinal, cada um tem gostos diferentes. Mas é possível ceder em alguns pontos para garantir que pelo menos a maioria deles saia satisfeita com o que foi servido. Confira nossas dicas.

Brigadeiros e beijinhos servidos em um prato. Procurando docinhos para festa? Encontre no Mercado da Gula!

Docinhos para festas tradicionais

Se não quiser errar, comece naquilo que é certo e invista nos docinhos para festa tradicionais. Estamos falando de brigadeiros (em suas diversas versões), beijinho, cajuzinho, olho de sogra, mini churros, cupcake, doces no copinho, tortinhas, mousses, pão de mel e maçã do amor.

São opções infalíveis, que dificilmente vão desagradar os convidados e que são queridinhas de todas as idades, desde os pequenos até os adultos. Brigadeiro não pode faltar, mesmo em festas mais sofisticadas, como casamentos; nesse caso, a versão gourmet é a mais recomendada e com sabores diferentes do tradicional, como de pistache, creme brulé ou com lascas de amêndoas.

Uma ideia é fazer a seguinte divisão:

  • 10% dos doces para festa serão com frutas, como as tortinhas, a maçã do amor e os brigadeiros recheados com uva;
  • 30% será para doces com chocolate, como bombons, brigadeiros e trufas;
  • 60% será para os demais doces, como mini churros, olho de sogra e beijinho.

O Festômetro é a ferramenta do Mercado da Gula que informa a quantidade certa de doces, salgados, bolo e bebidas para o seu evento. Antes de decidir o que comprar e como fazer essa divisão, recorra a ele para saber o quanto encomendar, com base no número de convidados e tipo de evento.

Procurando docinhos? Encontre fornecedores próximos a você!

Novas opções de docinhos para festa

A alimentação e as opções gastronômicas mudam muito ao longo do tempo. Um exemplo disso é que, há cerca de 50 anos, era dito que servir leite condensado para bebês era bom, uma forma de complementar o leite materno. Bizarro, não é? Mas havia até propaganda que incentivava a prática.

O mundo muda, e as práticas alimentares também; logo, os docinhos para festa devem acompanhar essas tendências, já que os públicos que aderem às novidades só crescem.

Um desses públicos é o vegano, que não consome nada de origem animal, como mel, ovo, leite e queijo. Junto a eles pode-se incluir aqueles que não consomem lactose, seja por opção ou alergia, já que em comum eles têm o fato de que só bebem leite de origem vegetal.

E engana-se quem pensa que as opções são restritas. Com algumas adaptações nas receitas e muita criatividade os doces para festa ficam deliciosos. Algumas sugestões:

  • Curau e pamonha
  • Maçã do amor
  • Brigadeiro vegano de chocolate
  • Beijinho vegano
  • Mousse vegana em copinhos de maracujá, limão e chocolate
  • Damasco com chocolate
  • Doce de abóbora com coco em copinhos
  • Dadinhos de tapioca com geleia de frutas
  • Paçoquinha vegana
  • Salada de frutas

Brigadeiros e docinhos para festa veganos com base de coco e castanhas!

Outros públicos que crescem a cada dia são o fitness, focados na alimentação para construção de massa corporal, e o da “vida saudável”, cuja alimentação passa por diversas adaptações para que os ingredientes sejam mais nutritivos e menos calóricos – como a low carb (baixa quantidade de carboidratos).

Nesses casos, os doces devem ter o mínimo de açúcar possível, além de substituições como o açúcar normal pelo mascavo, o leite de vaca pelo vegetal e a farinha de trigo pela integral. Vale investir em docinhos para festas desse tipo, pois a chance de que uma parcela dos convidados seja adepto dessas dietas é enorme.

Por fim, as variações goumert de doces tradicionais, como o brigadeiro e o churros, são capazes de repaginar o visual e atrair degustadores que até então nem ligavam para esses doces.

Servidos em copinhos (normais ou de chocolate), tacinhas, colheres, bisnagas, tachos e até em panelinhas de chocolate, a gourmetização veio para ficar e com muita criatividade deixa a mesa de doces ainda mais bonita.

Acima de tudo, porém, lembre-se que os docinhos para festas devem agradar aos anfitriões. Se você adora doce de banana e faz questão de ter no seu aniversário, mas ninguém gosta, encomende e faça a festa: é o seu momento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *