Salgados assados – Mais saudáveis e deliciosos

on

Sabemos que a coxinha é irresistível, a bolinha de queijo é deliciosa e o croquete é uma das preferências nacionais. E o mini quibe? O empanadinho de salsicha? O rissoles? Todos irresistíveis e com a cara da festa de aniversário, mas com uma grande desvantagem em relação aos salgados assados: a fritura.

Em um momento onde a alimentação saudável tem sido tão valorizada, os salgadinhos fritos perdem espaço para os salgados assados, mais leves e menos calóricos. Opções assadas também têm a vantagem de, mesmo após esfriar, continuarem com a consistência saborosa e leve, o que não acontece na versão frita.

Prato de empadinhas assadas e deliciosas. Procurando salgados assados? Vem pro Mercado da Gula!

Salgados assados X Salgados fritos

Não é frescura: os salgados fritos, por mais deliciosos e crocantes que sejam, são inimigos da dieta, já que são mergulhados em gordura saturada. Basta fazer o teste do guardanapo para constatar, onde você pega um salgadinho com o papel e vê o quanto o papel fica manchado de óleo.

É claro que, esporadicamente, esse tipo de gostosura não faz mal, mas a gordura é nociva para o coração, a diabetes e o colesterol, por exemplo. Além disso, ao organizar uma festa de aniversário, leve em conta que alguns convidados podem ter restrições alimentares exatamente pela predisposição a essas doenças, e dessa forma as frituras acabarão sobrando.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a alimentação e o corpo, e cresce a cada dia o número de adeptos de dietas e estilos de vida mais saudáveis, como a low carb e o estilo fitness. Esse público abomina frituras, o que também faz com que os salgados assados ganhem pontos extras em eventos.

Os salgados assados são mais leves, menos calóricos e podem ser adaptados de acordo com a dieta dos convidados e anfitriões sem perder a essência.

Tipos deliciosos de salgados assados

Apenas como comparação, enquanto um rissoles tem até 83 calorias uma empadinha de frango apresenta 43, pouco mais da metade!

Mas a notícia boa é que até mesmo alguns salgadinhos tipicamente servidos fritos podem passar por mudanças e serem servidos assados. A dieta e a saúde agradecem, e o sabor continua o mesmo.

Veja nossas sugestões:

  • As empadinhas são o carro chefe dos salgadinhos assados. Os sabores clássicos são palmito e frango, mas as de azeitona, brócolis, escarola e até shimeji também chamam a atenção;
  • O mini quibe pode ser um salgado assado no forno, e se quiser deixá-lo ainda mais saudável faça um delicioso quibe de abóbora, perfeito para vegetarianos e veganos. A diferença está apenas no modo de servir, já que sem ser frito será preciso colocar em copinhos, pratos ou na própria travessa;
  • O pastel frito pode virar pastel de forno, mais leve e ainda assim saboroso. Como ele costuma ser um pouco mais seco que o frito use recheios mais “molhadinhos”, como pizza, queijo, brócolis com catupiry ou creme de palmito;
  • Mini esfiha, mini pizza e enroladinho (de salsicha ou de presunto e queijo) são os tipos de salgados que não tem erro, a maioria das pessoas gostam e pode investir sem medo – principalmente para festas infantis;
  • Quiche de queijo e legumes são opções para festas de adultos e até mais sofisticadas. Mini croissantes também exercem bem esse papel.

Procurando fornecedores de salgados assados? Clique aqui!

Se a ideia é escolher salgadinhos assados para um evento informal, pães de queijo e mini hambúrgueres também são boas escolhas, práticas e fáceis de agradar.

E até mesmo a batata frita e os nuggets podem se tornar mais saudáveis. Basta assar as batatas no forno ou em uma fritadeira com ar, e os nuggets podem ser feitos em casa – a receita é muito simples – e depois levados ao fogão.

Batatas fritas feitas no forno, mais saudáveis e tão saborosas quanto!

Faça as contas junto com o Festômetro!

Toda vez que estamos planejando um evento bate aquela dúvida: quanto encomendar para satisfazer os convidados sem desperdiçar? O Festômetro te ajuda!

A ferramenta gratuita do Mercado da Gula indica a quantidade certa de gostosuras para sua festa; basta informar o número de convidados e o tipo de evento. A precisão é alta e facilita muito na hora de pensar no orçamento da comemoração.

Como sugestão, o Festômetro sugeriu, para uma festa de aniversário adulta com 5 horas de duração e 50 convidados:

  • 8 quilos de bolo
  • 35 litros de refrigerante
  • 75 litros de bebida alcóolica
  • 350 doces
  • 650 salgados assados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *